segunda-feira, 6 de abril de 2009

Plano de Trabalho do Subprojeto de Biologia - UFSJ

O distanciamento entre as instituições de formação de professores e os sistemas de ensino da Educação Básica foi denunciado no Parecer do CNE/CP No. 009/2001, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Desde então, nos mais diversos espaços ligados às licenciaturas, são evidentes esforços de aproximação e interação com a Educação Básica como condição para o aprimoramento da formação de professores. A Educação Básica é o principal campo de inserção de nossos licenciados no mundo do trabalho em educação. Por isso, formá-los, na universidade, interagindo constantemente com este mundo, é imprescindível para que se tornem profissionais conscientes dos problemas, necessidades e potencialidades do campo em vão atuar. Temos na UFSJ trabalhado em diversos programas de ensino, pesquisa e extensão que visam a interação da licenciatura com a educação básica, dando destaque ao Programa PRODOCÊNCIA que desde 2006 tem proporcionado campo de ação e reflexão sobre o ensino de ciências biológicas e esses esforços têm contribuído para a melhora da qualidade tanto da formação de nossos alunos quanto da educação na escola básica. O presente projeto participa portanto de um processo de fortalecimento de ações com a preocupação constante de melhoria da educação no país, através da especialização de nossos licenciandos para atuarem na rede pública de ensino básico. Pretendemos de forma integrada discutir pressupostos curriculares e iniciativas metodológicas inovadoras para o ensino de biologia, envolvendo aspectos conceituais e de linguagem, adequação epistemológica e mediática, articulação de conceitos e de disciplinas e entre estes e a realidade vivida.

A experiência como docente responsável pelas disciplinas de Prática de Ensino de Biologia e como Supervisora do Estágio Supervisionado Curricular do curso de Ciências Biológicas e os diversos encontros com a escola básica que essas funções têm proporcionado, apontam para dois pontos críticos do ensino de biologia no ensino médio que darão suporte o plano de ação aqui colocado. O primeiro é a necessidade de superação do modelo fragmentado do conhecimento biológico, apoiado na memorização simples de estruturas e processos, com forte ênfase descritiva. “A Biologia descritiva obteve grandes progressos nos séc. XVII até o final do séc. XVIII, quando a ênfase das pesquisas era o estudo das diferenças existentes entre os seres vivos. Embora ainda haja necessidade dessa tarefa na pesquisa biológica atual, ela é de interesse circunscrito das atividades de especialistas. No entanto, o ensino de Biologia, ainda hoje, incorpora níveis de detalhamento e perde o foco do entendimento dos processos básicos, que alicerçam a maioria das explicações dos fenômenos biológicos e as vivências práticas desse conhecimento.” (Martins, Toledo, dos Santos, & Braga, 2008). Essa estrutura de ensino tem desconectado o conhecimento biológico do contexto e do interesse dos alunos, impossibilitando que se atinjam os principais objetivos do aprendizado que são a superação de problemas cotidianos e a compreensão da própria vida. “As diretrizes estabelecidas nos PCN/99 e PCN+/02 orientam para a produção de um conhecimento interdisciplinar e contextualizado. Sugerem estratégias diversificadas que mobilizam menos a memória e mais o raciocínio, centrado nas interações estudante-professor e estudante-estudante na construção de conhecimentos coletivos. Há de se considerar o interesse dos estudantes pelos temas e a problematização de situações para o desenvolvimento dos conteúdos. A contextualização é um recurso importante para retirar o aluno da condição de espectador passivo, permitindo uma aprendizagem significativa.” (Martins, Toledo, dos Santos, & Braga, 2008). Assim, a Proposta Curricular de Biologia do Estado de Minas Gerais, CBC Bio, fundamenta-se em algumas proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+, propõe uma integração dos conhecimentos biológicos em eixos (energia e biodiversidade) e temas fundamentais (teia da vida, história da vida na Terra, corpo humano e saúde, linguagens da vida) e busca assim superar a visão fragmentada das ciências biológicas.

Mas o CBC Bio, embora entendido como um avanço para o ensino de biologia e tenha sido implantada de forma gradativa e participativa, tem criado certa ansiedade no professorado e nos licenciandos, pois apresenta fortes mudanças de organização do conteúdo. Por isso, o presente projeto pretende trabalhar com da proposta curricular do CBC e utilizar o material de apoio disponibilizado pelo Centro de Referência Virtual do Professor, disponível no sitio eletrônico http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv . Assim, pretendemos dar apoio ao esforço da rede pública estadual em atender as propostas curriculares atuais e melhorar a qualidade da educação de nível médio do estado.

Outro aspecto crítico do ensino de biologia que destaco para o presente projeto é a necessidade de formação de professores aptos a atuarem como agente das inovações. “Um novo momento da realidade escolar apresenta-se na atualidade, em que o eixo de veiculação dos conhecimentos a serem trabalhados na escola não se dá exclusivamente nesse espaço social. (...) É em meio à essa multiplicidade de informações que o professor deve estar presente como agente de inovações em um novo sentido. Seu papel neste momento não será enunciar a informação, mas orientar, promover a discussão, estimular a reflexão critica diante dos dados recolhidos nas amplas e variadas fontes (Kenski, 2005).

Como já descrito acima, a Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ tem desenvolvido projetos de ensino (PRODOCÊNCIA, Disciplinas de Prática de Ensino e Estágios Supervisionados), pesquisa (Grupo de Pesquisa “Conhecimento Cientifico, Arte e Saberes Populares” CNPq) e extensão (PROEXT, PROEXT Cultura) onde temos analisado, elaborado e aplicado diversos materiais multimeios e metodologias multimedia para o ensino de biologia, especialmente voltado à educação para a saúde e para a biodiversidade. Pretendemos então no presente projeto utilizar tais recursos inovadores no ensino médio de forma a instrumentalizar o aluno para o aprendizado das ciências biológicas, o professor da rede de educação básica em contato com essas diferentes mídias de forma a trazê-lo para esse contexto e além disso, colocar nossos licenciandos desde cedo em contato com a prática de ensino onde o professor atua como agente de inovações. Para tanto, pretendemos atuar com alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas em três escolas públicas do ensino médio em São João Del Rei para desenvolver e analisar atividades inovadoras metodologicamente com base no CBC Bio. Essas ações serão complementadas, ampliadas e avaliadas através de um portal interativo, disponível pela internet que divulgará as atividades e materiais desenvolvidos junto ao programa PIBID.